Pesquisa personalizada

Pesquisar este blog

10 de jan de 2012

Relógio do Juízo Final

17/01/2007 - 17h24
"Relógio do Juízo Final" é adiantado por causa de crise nuclear e climática

Washington, 17 jan (EFE).- Os cientistas que controlam o chamado "Relógio do Juízo Final" adiantaram hoje seus ponteiros para advertir o mundo sobre um aumento do risco de uma hecatombe atômica ou climática e por causa da aproximação do que chamam de "Segunda Era Nuclear".

É a quarta oportunidade, desde o fim da Guerra Fria, que este relógio, que fica na Universidade de Chicago, é adiantado. Ele foi criado em 1947 por um grupo de cientistas, do qual Albert Einstein fez parte, preocupados com o possível início de uma guerra nuclear.

Inicialmente, os ponteiros do relógio marcavam 23h53, a sete minutos da "meia-noite" do eventual Apocalipse, e, desde então, foram adiantados ou atrasados 18 vezes, incluindo hoje.

Hoje, os especialistas que integram a revista "Boletim de Cientistas Atômicos" decidiram adiantar os ponteiros mais dois minutos, das 23h53 para as 23h55, o que significa, simbolicamente, que estamos a cinco minutos do Juízo Final.

As razões que levaram a esta mudança são as "crescentes preocupações com uma Segunda Era Nuclear, marcada por graves ameaças", afirma um comunicado divulgado pelo grupo.

Entre as ameaças mais urgentes, os especialistas citam as ambições nucleares do Irã e da Coréia do Norte e os materiais atômicos sem garantias de países como a Rússia.

Desta vez, os cientistas também alertam para o fato de que "os perigos da mudança climática são quase tão graves quanto os das armas nucleares".

"Como cidadãos do mundo, temos a obrigação de alertar a opinião pública para os riscos desnecessários que corremos diariamente, e para os perigos que prevemos caso os Governos e as sociedades não ajam no sentido de inutilizar as armas nucleares e evitar uma maior mudança climática", declarou Stephen Hawking, famoso cientista britânico e patrocinador do Boletim.

"Como cientistas compreendemos os perigos das armas nucleares e seus efeitos devastadores, e estamos vendo como as tecnologias e as atividades humanas estão afetando o clima, de forma que podem mudar a vida na Terra para sempre", declarou.

Pela primeira vez, o anúncio do ajuste do relógio aconteceu em entrevista coletiva realizada paralelamente em Washington e em Londres. Especialistas e cientistas das duas margens do Atlântico participaram do encontro com a imprensa.

Um deles, presidente da Royal Society de Londres e famoso professor de cosmologia e astrofísica, Martin Rees, afirmou que, embora as armas nucleares continuem sendo "a ameaça mais imediata e catastrófica para a Humanidade", a mudança climática "também tem o potencial de acabar com a civilização tal como a conhecemos hoje".

A diretora do "Boletim de Cientistas Atômicos", Kenneth Benedict, pediu a mudança da forma de pensar sobre o uso e o controle das novas tecnologias para "evitar uma destruição indescritível e um maior sofrimento humano".

A posição dos ponteiros do "Relógio do Juízo Final" é decidida pelo conselho de diretores do Boletim dos Cientistas Atômicos, em consulta com seu conselho de patrocinadores, do qual fazem parte 18 pesquisadores que receberam o prêmio Nobel.

Os ponteiros estiveram, em várias ocasiões, muito perto da meia-noite. Em 1953, o relógio marcou dois minutos para a meia-noite, por causa da primeira explosão de uma bomba de hidrogênio pelos Estados Unidos.

Em 1972, o relógio foi atrasado doze minutos, após a assinatura do acordo de limitação de armas nucleares estratégicas (Salt).

Em 1988, o relógio marcava seis minutos para o Apocalipse, e em 1990, as mudanças no leste da Europa permitiram atrasar o início do Juízo Final em dez minutos.

O horário foi modificado pela última vez em fevereiro de 2002, quando os ponteiros foram adiantados em dois minutos, após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

 http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/01/17/ult1809u10364.jhtm

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Recent Posts

Total de visualizações de página

Minha lista de blogs

Marcadores

Postagens mais visitadas

+ procurados

Apple anunciou nesta terça-feira que mais de 3 bilhões de downloads Buscas pelo Air France 447 assumem nova estratégia Entidades se unem em Ubatuba para comemorar o Dia do Meio Ambiente Bloqueio de números de telefone Carros do Google Street View chegam a SP e RJ Esqueleto-robô dá força sobre-humana a soldados Bitucas de Cigarro viram Adubo Como fazer um gerador de energia solar Aplicativo de iPhone funciona como antiacne celular descartavel carros híbridos mais eficientes blackberry Melhores aplicativos empresas mais lembradas pelas pessoas Impressora que não precisa de tinta ou papel fixo para fixo gratis 5 minutos e o fim dos shoppings center Lentes de contato de células-tronco curam cegueira com menos de 2 horas no hospital Coisas que você não sabia do seu corpo Como é feito o plástico estes alimentos podem prolongar sua vida MP3 Player Philips Activia mantém ritmo de corrida 1 bilhão de aplicações Hacker ensina a desbloquear o PS3 Windows e processador Atom fazem robô andar iPad de 16 GB custará US$ 499 Lenovo anuncia smartbook com Snapdragon Fumaça Colorida Google lança celular Nexus One Rival Palm do iPhone recebe avaliações positivas Superbot: O Transformer da vida real mande um torpedo gratis Samsung também aposta no Atom N450 melhores celulares do mundo Invenções malucas TeleJogo - O primeiro vide-game Brasileiro MP3 players dirigir com a sua língua: Mimi Switch animais utilizados na guerra Óculos para esqui vêm com câmera de 5 MP embutida Apple anunciou nesta terça-feira que animal deaths FEBRE AMARELA Lista dos Famosos Inventores fatos cientificos Quem inventou o papel grindhouse gueera 1º Video Game do Mundo Charadas Matemáticas O lançador de granadas XM-25 vida sintética até o final de 2010 jãpão já está à venda seu pé é o melhor tenis o smartphone do Google peliculas de guerra exploração Bots SAUDE dicas orange a laranja irritante perguntas mais difíceis de responder Envie torpedos de graça Guia de Herpetofauna Medidas para controlar o mau hálito Nexus One laguerra piramide alimentar (food pyramid) um chupão pode te paralisar Primeiro homem curado da AIDS Sandália de papelão marte água LICENÇA DE PESCA Motorola Xoom Novo Signo Descobertogueera motorola atrix super-8 um chupão po Evite ser traido programas do governo rec6 tatuagens 3D tratamento calvice carteira de motorista gratis tutorial